quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Guirlandas natalinas com recicláveis

Vamos decorar nossa casa e sala de aula para o natal? Então vamos seguir as instruções a seguir...

de natal com uma dica de reciclagem



Guirlanda de natal com dica de reciclagem de revistas
Voltando ao tema guirlandas de natal, acho muito justo que saibamos faze-las também com materiais de reciclagem. A dica que eu preparei para vocês foi uma sugestão que recebi no ano passado da Edicléa lá do Paraná, uma amiga leitora, e guardei com carinho porque sabia que seria um sucesso.
Juntem suas revistas velhas, escolham as páginas mais coloridas e separem, porque precisaremos delas.


Guirlanda com dica de reciclagem


Corte 3 círculos para cada flor Corte 3 círculos de papel para cada flor. Eu usei como padrão o tamanho de um CD. Fica perfeito.
Dobre um círculo ao meio. Dobre um círculo ao meio
Dobre ao meio mais uma vez Dobre ao meio mais uma vez.
Dobre ao meio pela terceira vez. Dobre ao meio pela terceira vez
Corte cada uma das dobras até a metade Corte cada uma das dobras até a metade somente.
Desdobre o círculo e vire para o lado que será a parte de trás. Desdobre o círculo
Passe cola na metade da pétala Passe cola na metade de cima da pétala.
Cole sobre a outra metade, formando uma espécie de mini cone. Cole sobre a outra metade
Siga colando pétala por pétala Siga colando pétala por pétala.
Para fazer uma flor prepare 3 desses círculos. Para fazer uma flor prepare 3 dessas partes
Volte a flor para o lado direito Volte a flor para o lado direito.
Aplique cola no miolo da primeira flor. Aplique cola no miolo da primeira flor
Posicione a segunda flor sobre a primeira Posicione a segunda flor sobre a primeira com as pétalas desencontradas.
Repita todo o processo para a terceira flor. Prepare muitas delas. Eu usei 8 flores dessas para minha guirlanda que é pequena. Escolha o tamanho da sua e deixe todas preparadas. Repita para a terceira flor
Vamos reciclar também a base da guirlanda Vamos reciclar também a base da guirlanda. Recorte a sua base num pedaço de papelão. A minha base tem uns 30cm de diâmetro.
Aplique cola por trás da flor, bem no centro. Aplique cola por trás da flor
Pressione sobre a base até colar Pressione sobre a base de papelão até colar.
Continue colando as outras flores, lado a lado. Continue colando as outras flores
Cubra bem para que não apareça o papelão Cubra bem para que não apareça o papelão.
Aplique cola quente no miolo da flor. Aplique cola quente no miolo da flor
Fixe um enfeite para o acabamento Fixe um enfeite para o acabamento. Eu escolhi uma bolinha de glitter e coloquei em todos os miolos. Você pode usar uma estrela, um botão ou uma miçanga. Use sua criatividade.
Agora passe um fio no aro da guirlanda para poder pendurar. É claro que se preferir pode usar um laço de fita. Fique à vontade.
 Pendure sua guirlanda de reciclagem na porta principal
O efeito ficou tão bom que a guirlanda de reciclagem fez o maior sucesso O efeito ficou tão bom que a guirlanda de reciclagem fez o maior sucesso, se tornando a preferida desse natal aqui em casa. Vejam no detalhe como o volume das pétalas fica interessante.

Não preciso dizer que vocês podem explorar as cores das suas flores, ou usando tudo no mesmo tom ou misturando as cores das pétalas. Podem também usar jornal ao invés de folhas de revistas, tudo isso fica ao seu critério.
A sugestão está aí para que vocês usufruam e que não seja por motivo de valores que as portas das casas fiquem sem guirlanda.
Veja também outras sugestões para enfeitas sua porta, clique: Guirlanda decorada com origami

Esse passo-a-passo foi produzido para a Vila do Artesão.
Não copie, compartilhe.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Avaliação da aula com o uso do blog

Ao desenvolvermos nossa aula com o uso do blog, percebemos a praticidade no momento da leitura de imagens e no roteiro de atividades, ali os alunos puderam acompanhar nosso planejamento passo a passo, deixando clara as nossas intenções até o produto final. Outro fator relevante foi o interesse dos alunos pelas atividades, talvez por entenderem de forma ampla as nossas propostas e saber que os trabalhos deles seriam postados posteriormente no blog.
Uma das dificuldades que encontramos foi a questão do tempo, em que não pudemos compartilhar a cultura Indígena e sobre o homem pantaneiro com mais detalhes, e no momento das atividades práticas o tempo também não foi nosso aliado, devido as aulas não serem germinadas tivemos pouco tempo para finalizar bem os trabalhos.
A única mudança foi que realizamos duas das três atividades práticas que propomos, devido o tempo. Ficou faltando a atividade com desenho, utilizando linhas no contorno do mesmo desenho.
Mas de maneira geral, gostamos das propostas e dos resultados obtidos e nós pretendemos dar continuidade com outras turmas, mas as propostas poderão ser adaptadas de acordo com a faixa etária. Quanto ao uso do blog, podemos utilizar esta ferramenta para auxiliar nossas metodologias, e registrar os resultados obtidos compartilhando com colegas de trabalho e alunos.

Atividade 4: Planejamento com uso de blogs.


Professoras: Maria Aparecida(Pida), Iclania e Ilma.

Escultor, gravador e pintor premiado em diversos salões de arte, Adilson Schieffer traz, ao espaço cultural do Ministério Público, localizado no edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, sua série de pinturas representativas de mulheres indígenas personificadas como santas, cajueiras, ceramistas e caçadoras, buscando traduzir a força dessas mulheres no seu cotidiano, com uma técnica em gravuras e em cimento-relevo.
O artista afirma que é por meio de sua linguagem plástica que busca analisar e estudar o ser humano, lembrando que, para essa série, pensou nas mulheres como mães de toda a humanidade, lutadoras do amanhecer ao anoitecer para o sustento de seus filhos.
Os trabalhos podem ser vistos em residências, hotéis, igrejas, universidades e diversos locais ilustrados com temas regionalistas e outros escolhidos por quem já o contratou. Na Igreja de Santo Antonio de Pádua, por exemplo, o artista produziu painéis em cimento-relevo a respeito dos milagres do santo.
 


 




































Obra de Adilson Scheiffer  para leitura de imagem:


Perguntas:
Quais são os elementos que encontramos nas duas obras?
Qual a cultura que as obras remetem?
Quem seria estes personagens que o artista retratou?
Quais elementos iconográficos estão presentes na obra?

Atividade:
Neste momento abriremos o programa do Estação do Saber, seguindo os seguintes passos:
Estação do saber 1.
Arte 1 1ª série.
Estação 3/ página 3/
Cruzadinha.
Leitura de obras.































Na sala de aula iremos realizar algumas atividades relacionadas ao uso das  linhas, como exemplo:

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sugestão do uso pedagógico do blog





A partir do vídeo abaixo, em nossa escola estamos respeitando a acessibilidade, que é um direito de todos?
Comente:
Sua visão sobre o assunto.

Minha prática com uso de blogs

No início,a criação do blog, espectativas, medo de errar... com a visualização de outros blogs, o encanto, eu também quero, eu posso; como?
Realizando E-proinfo aprendi como fazer, continuo aprendendo, e, com esta oficina quero perder o pouco de receio e torná-lo um ambiente de muita informação e atividades convidativas para meus alunos!!! Com muitas visitas.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

“Conceitos Relevantes para o Projeto”

projeto caçadoras da era digital, link sobre o tema              http://pt.wikipedia.org/wiki/Democratiza%C3%A7%C3%A3o_do_conhecimento

segunda-feira, 24 de junho de 2013


Essa atividade é para treinar se você conhece as vogais. Vamos tentar?!

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=134





A Escolha da Profissão 

 

Ao longo da vida escolar, principalmente no ensino médio, os alunos têm um único objetivo: a escolha de uma profissão.

Alguns estudantes crescem determinados desde a infância, sabendo em que irão trabalhar, mas muitos, em razão da pouca idade e experiência de vida, não conseguem definir o caminho a seguir.
Realmente não é uma decisão fácil, mas algumas atitudes podem ajudar, o fundamental é conhecer as diversas profissões existentes no mercado, bem como especializações, ou seja, as diferentes opções que existem.
Para isso, buscar informações sobre uma profissão, não só no que diz respeito ao exercício da mesma, mas como está o mercado de trabalho, a faixa salarial para o profissional que a exerce, o campo de atuação profissional, como a mesma é aceita e inserida na sociedade, é fundamental.

Profissão - conhecer para escolher
Fazer um passeio por faculdades também pode ajudar na escolha, pois durante as visitas o jovem terá a oportunidade de ver de perto como são as aulas, as estruturas das faculdades, o que lhe dará um bom suporte.
À medida que formar opinião sobre as profissões que interessam mais, o aluno poderá buscar os locais onde existam esses profissionais e explicar que quer conhecer a forma como trabalham. Ver de perto os procedimentos de uma carreira é uma excelente forma de descobrir aquilo que gosta ou não.
É comum ver estudantes que lutam por vários anos, mas quando ingressam na faculdade descobrem que não gostam daquilo, perdem o encanto com a carreira escolhida. Por isso é fundamental fazer um primeiro contato com o mundo profissional, para se certificar bem e não cometer erros.
Correr atrás, buscar o máximo de informações possíveis sobre os mais diversos cursos, pedir ajuda aos pais, trocar informações com amigos e parentes, procurar ampliar os conhecimentos, são atitudes necessárias.
É necessário perguntar muito, sem ter medo nem tampouco vergonha, pois o erro poderá resultar em prejuízos futuros.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola